Ana Moraes
Recentemente tivemos a publicação da Nova Lei de Licitações “Lei 14.113/21”, e como já era previsto, a nova lei trouxe como obrigatoriedade a realização dos processos licitatórios por meio eletrônico.
Com isso, vamos destacar os dois principais cadastros que devem ser realizados para quem tem intenção de vender para o Governo Estadual e Federal através das mais importantes plataformas eletrônicas de compras, sendo eles:
“CADASTRO UNIFICADO DE FORNECEDORES DO ESTADO DE SÃO PAULO -(CAUFESP)”
O CAUFESP foi elaborado com a finalidade de se manter os dados dos fornecedores para licitações públicas eletrônicas armazenados em um único repositório, por meio do qual é possível integrar estas informações com demais sistemas que necessitem dos dados cadastrais dos fornecedores.
Esse é um sistema eletrônico de que mantém atualizadas as informações dos fornecedores e é necessário para o interessado em fornecer bens ou prestar serviços para qualquer unidade da Administração Pública do Estado de São Paulo e cuja atividade seja a Indústria e/ou Comércio ou a Indústria e/ou Comércio e Prestação de Serviços simultaneamente ou somente a Prestação de Serviços.
Após realizar seu cadastro no CAUFESP, o fornecedor recebe uma chave de acesso para poder participar de licitações eletrônicas em uma das mais importantes plataformas de licitações do Estado de São Paulo, a “Bolsa Eletrônica de Compras – BEC/SP”. Essa é uma plataforma de negociações para aquisição de bens e serviços da Administração Pública Direta e Indireta do Governo do Estado de São Paulo, das Entidades e dos Municípios Paulistas conveniados.
A BEC movimenta bilhões de reais por ano somente em vendas governamentais, conforme demonstrativo abaixo:
“SISTEMA DE CADASTRAMENTO UNIFICADO DE FORNECEDORES – (SICAF) ”
Além do CAUFESP, que é o cadastro obrigatório para participação das contratações eletrônicas na BEC, também temos outro cadastro de suma importância, e que é necessário para quem tem interesse em efetuar vendas ou prestações de serviços no âmbito Federal, denominado “SICAF”.
O SICAF é o “Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores”, que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG.
Assim como a BEC é a maior plataforma de compras do Governo do Estado de São Paulo, temos no âmbito Federal a plataforma de Compras Governamentais: “Comprasnet”, que é sem sombra de dúvidas, o maior portal de compras governamentais do governo federal. Pois além da própria União, esse portal de compras também é utilizado por outros órgãos federais, estaduais e municipais, para firmarem seus contratos com os fornecedores.
Porém, o sistema de cadastro do “Comprasnet” é individualizado, sendo requisito indispensável para seu acesso, que toda empresa e pessoas físicas que desejem vender para o governo federal, realizem seu cadastro prévio no SICAF. Parte inferior do formulário
Ambos os cadastros mencionados podem ser realizados de forma gratuita, nos links abaixo indicados. Os interessados devem seguir as normas descritas na plataforma.
Em caso de dúvidas contrate nossa assessoria especializada para economizar tempo e não se preocupar com burocracias.
CAUFESP
https://www.bec.sp.gov.br/Caufesp/(S(1dh3oxtqze4huxf3zehmk1by))/Publico/TipoEmpresa.aspx?chave=
SICAF
https://www3.comprasnet.gov.br/sicaf-web/index.jsf
Confira as principais publicações, artigos e entrevistas dadas pelos advogados da Palópoli para os mais diversos meios de comunicação.
Últimas Novidades de Imprensa:
16/10/24 - Entrevista da dra. Mayra Palópoli concedida ao Valor
3/10/24 - Confira a entrevista da Dra. Mayra Palópoli concedida ao Valor Econômico
Para dúvidas, críticas ou sugestões, entre em contato.
E-mail: palopoli@palopoli.adv.br
Tel.: (11) 3120-3453 | (11) 2639-8095
End.: Av. Angélica, 2.220, 5º andar
São Paulo / SP