O Procon-SP deu um importante passo para a melhoria das relações de consumo ao anunciar, no início de setembro deste ano, a retomada de negociações com as 20 empresas mais reclamadas em sua plataforma digital. O foco é estabelecer planos de conformidade que visam diminuir o volume de queixas e aumentar a eficiência na resolução das demandas dos consumidores.
Com a iniciativa, as empresas assumem um compromisso público de entender melhor as causas das reclamações e promover mudanças significativas na qualidade do atendimento ao cliente. Segundo o diretor-executivo da instituição, Luiz Orsatti Filho, a adesão ao plano de conformidade exige das empresas uma análise mais profunda dos problemas enfrentados pelos consumidores, buscando soluções que previnam novas queixas.
O setor financeiro está entre os mais mencionados, com oito das 20 empresas envolvidas, mas o Procon-SP já planeja expandir o projeto para incluir outros segmentos, como varejo, telecomunicações, e-commerce, aplicativos, planos de saúde e redes sociais. Essa iniciativa representa um esforço contínuo para fortalecer os direitos dos consumidores e promover um mercado mais transparente e eficiente.
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